Latim para a Universidade/Duração de Vogais & Sílabas

From Panglossa Wiki
Jump to navigation Jump to search
⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️

Um conceito importante na fonologia do latim é a duração, ou seja, o tempo que se leva para pronunciar uma vogal ou uma sílaba, umas em relação às outras.

Há, de um lado, a duração das vogais individuais e, de outro, a duração da sílaba inteira.

Cada vogal latina é definida como breve ou longa. Uma vogal breve é uma vogal simples, normal, como as que temos em português. Uma vogal longa tem uma duração um pouco maior que uma vogal "normal", é como se você pronunciasse duas vogais iguais em seguida. P. ex.:

  • volucris /ˈwo.lu.kris/ - cada uma das três vogais -o-u-i- é pronunciada "normalmente", de maneira simples - estas três vogais são breves.
  • cena /ˈkeː.na/ - a vogal -E- nesta palavra é longa, ou seja, você a pronuncia de maneira mais demorada, quase como se estivesse dizendo dois EE em seguida: "kéé-na"

Alguns materiais, especialmente dicionários, indicam a duração das vogais por meio de marcas colocadas acima das letras. Uma pequena marca curva indica uma vogal breve, enquanto um traço horizontal indica uma vogal longa. Assim, estas duas palavras poderiam ser escritas: vŏlŭcrĭs; cēnă.

Tenha isso em mente ao consultar alguma palavra em um dicionário.

Além da duração das vogais individuais, há ainda a questão da duração silábica. Uma sílaba é considerada breve apenas se tiver uma vogal breve seguida de uma vogal ou, no máximo, uma única consoante. Uma sílaba que contenha uma vogal longa, ou que contenha uma vogal breve seguida por duas ou mais consoantes é considerada longa. Por exemplo, veja estas duas palavras:

  • albus /ˈal.bus/ "branco"
  • magna /ˈmaɡ.na/ "grande"

Em ambos casos a vogal -a- da primeira sílaba é breve; porém, como ela vem seguida por duas consoantes, a primeira sílaba (al- na primeira, mag- na segunda) é considerada longa.

A distinção entre vogais e sílabas breves e longas tem uma importância considerável no latim. Além de determinar a o ritmo na poesia, a duração de uma sílaba é crucial em três casos:

  • nos substantivos e adjetivos de vogal temática -A-, a única distinção entre o nominativo singular e o ablativo singular é a duração da última sílaba. Ex.: poēta (com a última sílaba breve) é nominativo, enquanto poētā (com a última sílaba longa) é ablativo.
  • em alguns verbos, a única distinção entre o presente e o pretérito perfeito da 3a pessoa do singular é a duração da vogal da penúltima sílaba; ex.: emit (pron.: "émit") "(ele) compra"; ēmit (pron.: "êêmit") "(ele) comprou".
  • a duração da penúltima sílaba de uma palavra é o que determina onde o acento tônico vai cair, ou seja, se a palavra é paroxítona ou proparoxítona.


⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️