Curso de Língua Latina/Aula 2
File:Romaninscription.png | Curso de Língua Latina | Módulo I: Introdução | Aula 2: Duração & Acentuação |
Duração de Vogais & Sílabas
Um conceito importante na fonologia do latim é a duração, ou seja, o tempo que se leva para pronunciar uma vogal ou uma sílaba, umas em relação às outras.
Há, de um lado, a duração das vogais individuais e, de outro, a duração da sílaba inteira.
Cada vogal latina é definida como breve ou longa. Uma vogal breve é uma vogal simples, normal, como as que temos em português. Uma vogal longa tem uma duração um pouco maior que uma vogal "normal", é como se você pronunciasse duas vogais iguais em seguida. P. ex.:
- uolucris /ˈwo.lu.kris/ - cada uma das três vogais -O-V-I- é pronunciada "normalmente", de maneira simples - estas três vogais são breves.
- cena /ˈkeː.na/ - a vogal -E- nesta palavra é longa, ou seja, você a pronuncia de maneira mais demorada, quase como se estivesse dizendo dois EE em seguida: "kéé-na"
Alguns materiais indicam a duração das vogais por meio de marcas colocadas acima das letras. Uma pequena marca curva indica uma vogal breve, enquanto um traço horizontal indica uma vogal longa. Assim, estas duas palavras poderiam ser escritas:
- uŏlŭcrĭs
- cēnă
Tenha isso em mente ao consultar alguma palavra em um dicionário.
Além da duração das vogais individuais, há ainda a questão da duração silábica. Uma sílaba é considerada breve apenas se tiver uma vogal breve seguida de uma vogal ou, no máximo, uma única consoante. Uma sílaba que contenha uma vogal longa, ou que contenha uma vogal breve seguida por duas ou mais consoantes é considerada longa. Por exemplo, veja estas duas palavras:
- albus /ˈal.bus/ "branco"
- magna /ˈmaɡ.na/ "grande"
Em ambos casos a vogal -a- da primeira sílaba é breve; porém, como ela vem seguida por duas consoantes, a primeira sílaba (al- na primeira, mag- na segunda) é considerada longa.
A distinção entre vogais e sílabas breves e longas tem uma certa importância no latim. Além de determinar a o ritmo na poesia, a duração de uma sílaba é crucial em dois casos:
- nos substantivos e adjetivos de vogal temática -A-, a única distinção entre o nominativo singular e o ablativo singular é a duração da última sílaba. Ex.: poēta (com a última sílaba breve) é nominativo, enquanto poētā (com a última sílaba longa) é ablativo.
- a duração da penúltima sílaba de uma palavra é o que determina onde o acento tônico vai cair, ou seja, se a palavra é paroxítona ou proparoxítona.
Acentuação: Monossílabos e Dissílabos
Como visto no item anterior, o que determina a posição do acento tônico em uma palavra latina é a duração da penúltima sílaba.
As palavras em latim podem ser acentuadas apenas na penúltima ou na antepenúltima sílaba. Ou seja, em latim existem apenas palavras paroxítonas e proparoxítonas.
Regra de Acentuação: Em palavras com mais de uma sílaba, o acento nunca pode cair na última sílaba, nem antes da penúltima sílaba.
Palavras monossilábicas naturalmente são acentuadas em sua única sílaba. Ex.:
- pons /pons/ "ponte"
- nunc /nunk/ "agora"
- pars /pars/ "parte"
- urbs /urbs/ "cidade"
- est /est/ "é", "está"
No caso de palavras de duas sílabas, pela regra o acento recai na primeira sílaba. Ex.:
- domus /ˈdo.mus/ "casa"
- aqua /ˈa.kʷa/ "água"
- nouus /ˈno.wus/ "novo"
- uetus /ˈwe.tus/ "velho"
- prudens /ˈpruː.dens/ "prudente"
Acentuação: Palavras com Mais de Duas Sílabas
No caso de palavras com três ou mais sílabas, a posição do acento tônico não é uma questão assim tão simples.
Lembre-se da Regra de Acentuação:
Em palavras com mais de uma sílaba, o acento nunca pode cair na última sílaba, nem antes da penúltima sílaba.
Ou seja, em palavras com mais de duas sílabas, há duas posições em que o acento tônico pode recair: na penúltima ou na antepenúltima sílaba.
O que determina a posição do acento tônico nestas palavras é a duração da penúltima sílaba:
- se a penúltima sílaba for longa, o acento recai sobre ela;
- se a penúltima sílaba for breve, o acento recua para a antepenúltima sílaba.
Vejamos alguns exemplos:
- celeber /ˈke.le.ber/ "célebre" - a penúltima sílaba -le- é breve (curta); portanto, o acento recai na antepenúltima sílaba: "kéleber"
- familia /faˈmi.li.a/ "família" - a sílaba -li- é breve, portanto o acento recai sobre a sílaba anterior: "família"
- multitudo /mul.tiˈtuː.doː/ "multidão" - a penúltima sílaba -tu- é longa, pois contém uma vogal longa; portanto, é a penúltima sílaba que recebe o acento tônico: "multitúudo"
- antiqua /anˈtiː.kʷa/ "antiga" - a penúltima sílaba -ti- contém uma vogal longa e, portanto, recebe o acento tônico: "antíiqua"
- magister /maˈɡis.ter/ "mestre" - a penúltima sílaba -gis- é longa e, portanto, recebe o acento tônico: "maghíster"
Você se lembra como identificamos uma sílaba longa?
Uma sílaba é longa se contiver uma vogal longa, ou se contiver uma vogal qualquer seguida por mais de uma consoante.
Nos exemplos acima, a sílaba -gis- da palavra magister é considerada longa, pois, apesar de ter uma vogal breve (-i-), ela é seguida por duas consoantes: -st-.
Já as sílabas -tu- da palavra multitudo e -ti- da palavra antiqua possuem vogais longas.
O primeiro caso é bem fácil de identificar: se você vir duas consoantes entre a penúltima e a última vogais, você já sabe que o acento recairá sobre a penúltima sílaba. Ex.:
- siniSTer /siˈnis.ter/ "sinistro"
- apeRTus /aˈper.tus/ "aberto"
- prudeNTem /pruː.ˈdentem/ "prudente"
Já no caso de haver apenas uma, ou mesmo nenhuma consoante entre a penúltima e a última vogais, a coisa se complica. Visto que o latim não usa acentuação, como podemos saber se uma vogal é breve ou longa?
Infelizmente a única solução é consultar um dicionário. Veja os seguintes casos:
- Maria /maˈriː.a/, "Maria", nome próprio, pronunciado exatamente como em português
- maria /ˈma.ria/ "mares", pronunciado "mária"
Apenas olhando para as letras, não há nada que nos ajude a identificar a sílaba -ri- como longa em uma palavra e breve na outra. Apenas a consulta a um dicionário indicará a pronúncia correta.
Tradicionalmente, os dicionários indicam a duração das sílabas. Lembre-se de que um pequeno acento curvo indica uma vogal breve, enquanto um traço horizontal indica uma vogal longa. Assim:
- Marīa "Maria"
- marĭa "mares"
Observe que, neste modelo, a indicação da sílaba tônica se faz de maneira indireta, apenas dizendo se a penúltima sílaba é longa ou breve. O estudante deverá saber acentuar corretamente a partir desta informação, como estamos vendo nesta lição.
Dicionários mais modernos, especialmente dicionários online, em geral trazem a pronúncia das palavras da maneira como indicamos aqui, usando o Alfabeto Fonético Internacional. É possível ainda, em alguns aplicativos, encontrar uma gravação em áudio da pronúncia da palavra.