Curso de Língua Latina/Aula 3
File:Romaninscription.png | Curso de Língua Latina | Módulo I: Introdução | Aula 3: Substantivos, Gêneros, Terminações |
Nesta seção serão apresentadas algumas palavras básicas. O objetivo é duplo:
- formar um vocabulário inicial
- familiarizar o estudante com o "clima", o "jeito" da língua latina
Tentaremos usar o mínimo possível de nomenclatura gramatical, pois nosso objetivo é ensinar o aluno a se comunicar em lı́ngua latina, e não ensinar simplesmente teoria gramatical ou análise sintática. Para isso, já existe material muito bom, que pode ser facilmente encontrado em bibliotecas (de faculdades de Letras, de Direito, Teologia, Filosofia, História &c., ou ainda em seminários ou em entidades que oferecem cursos de teologia).
Porém, em algumas ocasiões teremos necessariamente que recorrer à nomenclatura gramatical.
Nesta lição utilizaremos apenas substantivos e adjetivos.
Substantivos: Gênero
Em português temos dois gêneros gramaticais: masculino e feminino. Isto significa que cada substantivo em português pertence, automaticamente, a um ou outro gênero - ou seja, não há, em nossa língua, nenhum substantivo que não seja ou masculino, ou feminino.
É importante entender que o gênero gramatical é uma propriedade intrínseca de cada substantivo. Ou seja: não somos nós que decidimos se vamos "colocar" um substantivo no masculino ou no feminino. Quando usamos um substantivo, precisamos qual o gênero ele "carrega" consigo, e aceitar cada substantivo como ele é. P. ex.: "pessoa" é uma palavra do gênero feminino; independente de estarmos nos referindo a um homem ou a uma mulher, diremos sempre: "a pessoa", "uma pessoa".
Há casos em que um substantivo que designa um ser humano pode ser tanto masculino quanto feminino, dependendo do gênero ou do sexo do indivíduo a que se refere. P. ex.: "um pianista" refere-se a um homem; "uma pianista" refere-se a uma mulher. Mas, ainda assim, não somos nós que escolhemos: nestes casos o gênero é determinado pelo referente - ou seja, não diremos "uma pianista" quando estivermos falando de um homem.
No latim o princípio é o mesmo: o gênero gramatical é uma propriedade intrínseca de cada substantivo. O estudante deve consultar um dicionário ou glossário para identificar o gênero de um substantivo.
Porém, diferente do português, os substantivos do latim se dividem em três gêneros gramaticais: masculino, feminino e neutro.
Isto não significa que, além dos substantivos masculinos e femininos "normais", haja ainda uma horda de substantivos neutros. É uma questão de distribuição: enquanto em português metade dos substantivos são masculinos e e a outra metade são femininos, em latim um terço dos substantivos são masculinos, um terço femininos e um terço neutros. (Falando aproximadamente, é claro; a proporção real certamente não é tão exata.)
Com o tempo, adquirindo experiência, é possível aprender a reconhecer o gênero dos substantivos a partir de suas terminações. Até lá, o recomendado é simplesmente consultar um dicionário para saber o gênero de um substantivo novo.
Aqui, procuraremos indicar sempre o gênero, para facilitar seu estudo.
Substantivos Masculinos
A lista a seguir traz alguns exemplos de substantivos masculinos:
- magister (m.) "mestre", "professor"
- discipulus (m.) "aluno"
- liber (m.) "livro"
- amicus (m.) "amigo"
- pes (m.) "pé"
- canis (m.) "cachorro"
- oculus (m.) "olho"
- pater (m.) "pai"
- pons (m.) "ponte"
- fluvius (m.) "rio"
- annus (m.) "ano"
- miles (m.) "soldado"
- vir (m.) "homem"
- servus (m.) "escravo"
Substantivos Femininos
A seguir, alguns exemplos de substantivos femininos:
- magistra (f.) "professora"
- discipula (f.) "aluna"
- terra (f.) "terra", "país"
- mater (f.) "mãe"
- familia (f.) "família"
- soror (f.) "irmã"
- manus (f.) "mão"
- dies (f.) "dia"
- uxor (f.) "esposa"
- pars (f.) "parte"
- multitudo (f.) "multidão"
- porta (f.) "porta"; "passagem", "portão"
- urbs (f.) "cidade"
- methodus (f.) "método"
Substantivos Neutros
E alguns exemplos de substantivos do gênero neutro:
- mancipium (n.) "escravo"
- nomen (n.) "nome"
- uulnus (n.) "ferida"
- tempus (n.) "tempo"
- aedificium (n.) "edifício"
- oppidum (n.) "cidade"
- granum (n.) "grão"
- gelu (n.) "gelo"
- genu (n.) "joelho"
- uerbum (n.) "palavra"
- animal (n.) "animal"
- iter (n.) "caminho"
- bellum (n.) "guerra"
- donum (n.) "presente"
- incendium (n.) "incêndio"
- corpus (n.) "corpo"
- mare (n.) "mar"
- uirus (n.) "veneno"
- aenigma (n.) "enigma"