Curso de Língua Latina/Como estudar latim
File:Romaninscription.png | Curso de Língua Latina | Módulo 0: Introdução | Como estudar latim |
Como vimos no item anterior, o latim, como língua, não tem nada que o coloque à parte de outras línguas, nem é particularmente difícil de aprender.
Por quê, então, o estudo do latim tem fama de difícil e maçante?
Isto se deve ao fato de que o latim se ensina há séculos da mesma maneira. Ou seja, está atrelado a métodos antiquados, ultrapassados. Além disso, por sua associação com a igreja, bem como à literatura clássica, é comum as pessoas enxergarem o latim como algo divino ou extremamente sofisticado, que não admite uma abordagem comum.
Outro fator que contribui para esta "fama" do latim é o fato de o seu estudo estar atrelado aos estudos linguísticos, ou seja, em muitos casos estuda-se latim apenas para se aprender mais sobre a história e a natureza das línguas românicas, o que pressupõe uma bagagem extra de conhecimentos a respeito de teoria gramatical e linguística.
Sendo assim, podemos perguntar: qual o melhor método para aprender latim?
Isto vai depender muito dos seus objetivos, de qual é a finalidade pela qual você está aprendendo latim.
Se você está fazendo um curso de Letras, a abordagem tradicional e a carga adicional de conhecimentos gramaticais e linguísticos será inevitável, já que o domínio destas matérias é justamente um dos objetivos do curso.
Se você está aprendendo latim porque se interessa pela literatura clássica, não precisará necessariamente aprender toda a teoria gramatical, mas será bem interessante se o fizer, pois isto simplificará bastante o seu trabalho, futuramente. Além disso, é aconselhável que você recorra a materiais que contenham trechos de obras literárias, para ir se familiarizando com o estilo clássico.
Se você está aprendendo a língua por motivos religiosos, uma boa maneira de estudar é obter uma versão em latim da Bíblia, fazendo o estudo a partir da comparação com a versão em português.
Se você está aprendendo latim apenas por curiosidade, ou por gostar da língua, sem um objetivo específico, você pode querer uma abordagem mais moderna, uma metodologia atualizada. Neste caso, há alguns materiais muito bons que ensinam o latim como se ensina qualquer língua viva: por meio de diálogos e de exercícios práticos.
Este curso foi elaborado para ajudar o estudante em qualquer um destes casos. Ensinaremos o latim como uma língua normal, mas não deixaremos de atentar para as características que o tornam relevante, como seu uso na literatura e em outras esferas culturais.
Nossa abordagem é um pouco diferente daquilo que se costuma fazer, especialmente no que se refere à morfologia do latim. Porém, isto não significa uma contrariedade ou oposição. É apenas um exemplo de como um mesmo problema pode ser resolvido de formas diferentes. Porém, não hesitaremos em usar uma abordagem mais tradicional, nos casos em que esta se mostrar mais vantajosa.