Curso de Língua Latina/O Latim é Difícil?
File:Romaninscription.png | Curso de Língua Latina | Módulo 0: Introdução | O Latim é Difícil? |
Muito se diz e se escreve a respeito de como estudar latim, ou sobre qual seria o melhor método para aprender uma ou outra língua. No modelo de ensino tradicional, ensina-se latim como uma língua especial, com características que o colocam à parte de qualquer outra língua. É normal você ouvir falar de "decorar declinações", sobre verbos depoentes, supino, sucessão de tempos, casos gramaticais e outras coisas, dando a impressão de que é necessário aprender uma nova linguagem, ou um jargão linguístico, para que se possa aprender latim.
É comum, também, colocarem o latim como uma língua particularmente difícil, cheia de minúcias que só um louco com tempo de sobra seria capaz de aprender - e, ainda assim, apenas parcialmente. Às vezes encontramos mesmo pessoas questionando como seria possível que pessoas simples de antigamente fossem capazes de usar uma língua tão difícil, ou insinuando que o latim foi inventado na antiguidade somente para manter a educação e a instrução ao alcance de apenas uma elite bem seleta.
É fácil descobrir que estes argumentos são simplesmente ridículos. Basta darmos uma olhada em outras línguas que existem por aí, para percebermos que o latim não tem absolutamente nada de "difícil". Se a declinação do latim é "difícil" com seus meros cinco casos gramaticais (o vocativo só existe em algumas palavras, portanto nem faz muito sentido considerá-lo), o que você diria de outras línguas por aí, como o russo, com seis casos (sete, para alguns substantivos), ou mesmo o húngaro, com seus quase vinte casos? O verbo latino é, sim, consideravelmente complexo, mas, em termos de complexidade, não é muito diferente de línguas modernas como o italiano ou o lituano. E o sistema verbal destas línguas tem apenas uma fração da complexidade do sistema verbal de línguas como o georgiano e o árabe - e isto sem entrar no mundo das línguas polissintéticas como o groenlandês...
O fato é que a morfologia do latim é mais complexa que a morfologia do português e de línguas mais "populares" da atualidade, como o inglês ou o italiano. Porém, esta dificuldade não se encontra em outros aspectos da língua: a sintaxe tem algumas peculiaridades, porém, a ordem das palavras é mais livre; e a pronúncia é muito mais simples que a da maioria das línguas que mais se estudam por aí.
Ou seja: o latim não tem nada de particularmente difícil. E, ainda que fosse tão complicado, nada impediria que as pessoas a tivessem usado normalmente no passado, já que há tantas línguas por aí que são altamente complexas e ainda assim são usadas por milhões de pessoas.