Latim para a Universidade/História: O Latim Clássico
⬅️ Anterior | 🏠 Início |
Próximo ➡️ |
O Latim Clássico
O latim clássico é a forma de latim reconhecida como um padrão literário pelos escritores do final da República Romana e do início do Império Romano. Formou-se paralelamente ao latim vulgar por volta de 75 AEC a partir do latim antigo e desenvolveu-se no século III EC para o latim tardio. Em geral, palavra "latim" refere-se, por padrão, ao registro da língua conhecido como "latim clássico".
Tendo-se fixado como padrão linguístico, o latim clássico se estabeleceu como a língua por excelência dos romanos, alcançando um status de língua perfeita ou mesmo sagrada e, consequentemente, imutável. Como resultado, mantém-se até os dias atuais basicamente em sua forma original, tendo sofrido apenas as seguintes alterações:
- uma atualização seu vocabulário, refletindo as mudanças na sociedade e mesmo na civilização humana;
- mudanças estilísticas, ou seja, na maneira de expressar certas ideias, na escolha de palavras ou de estruturas frasais, dentro das margens de variação pré-existentes na própria língua.
- ao longo dos séculos, uma inevitável evolução em sua pronúncia, por se tratar de uma língua reservada mais à leitura e à escrita, ao contrário das línguas vernáculas, primariamente faladas;
Cícero e seus contemporâneos do final da república referiam-se à língua latina como lingua latina ou sermo latinus ("linguagem latina"), ou ainda como latinitas ("latinidade"), sermo familiaris ("linguagem das boas famílias"), sermo urbanus ("linguagem da cidade") e, em casos raros, sermo nobilis ("linguagem nobre").
Durante sua existência como língua romana oficial, o latim clássico era uma língua falada e escrita, sendo a língua ensinada nas escolas. Os padrões, autores e manuais do período do latim clássico formaram o modelo para a língua ensinada e usada em períodos posteriores em toda a Europa e além. Embora o latim usado em diferentes períodos se desviasse um pouco do latim "clássico", periodicamente eram feitos esforços para reaprender e reaplicar os modelos do período clássico.
⬅️ Anterior | 🏠 Início |
Próximo ➡️ |