Latim para a Universidade/História: O Latim Antigo

From Panglossa Wiki
Jump to navigation Jump to search
⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️


O Latim Antigo

O Latim antigo, também conhecido como latim primitivo ou arcaico, era a língua latina no período aproximadamente anterior a 75 AEC, ou seja, antes da era do latim clássico. Descende de uma língua proto-itálica comum que, por sua vez, é uma das línguas descendentes do proto-indoeuropeu.

O primeiro exemplo conhecido de latim é geralmente considerado como o texto encontrado em um broche de ouro datado de meados do século VII AEC, conhecido como fíbula de Praeneste. Outras inscrições em latim antigo datadas do final do Reino Romano ou do início da República Romana incluem a pedra Lapis Niger, a inscrição Duenos em um vaso e a tigela Garigliano.

A Fíbula de Praeneste, o primeiro exemplar conhecido da língua latina e datado da primeira metade do século VII AEC.
MANIOS MED FHEFHAKED NVMASIOI "Manius me fez para Numasius"
A inscrição do Fórum (Lapis Niger, “pedra negra”), uma das mais antigas inscrições latinas conhecidas, datada do século VI AEC.
A inscrição de Duenos em um vaso globular triplo do tipo kernos.


Embora as diferenças entre o latim arcaico e o clássico sejam marcantes e possam ser facilmente identificadas, elas não são suficientemente grandes para causar uma barreira linguística. Os falantes de latim do império não tinham problemas para entender o latim antigo, com exceção de alguns textos mais antigos. Assim, as leis das Doze Tábuas (século V AEC) do início da República eram compreensíveis, mas a Carmen Saliare, provavelmente escrita sob Numa Pompilius (entre 715 e 673 AEC), não lhes era totalmente clara.

Em sua forma mais antiga, o latim arcaico que sobreviveu nas inscrições foi escrito em várias formas do alfabeto etrusco, à medida que este evoluía para dar origem ao alfabeto latino. As convenções de escrita variavam de acordo com a época e o lugar, até que as convenções clássicas prevalecessem. Uma parte das inscrições antigas e dos textos no sistema de escrita original foram perdidos ou transcritos por copistas posteriores.

O latim antigo podia ser escrito da direita para a esquerda (como ocorria o etrusco e o grego antigo) ou boustrophedon, i.e. linhas alternando a direção entre esquerda para a direita e direita para a esquerda.

Algumas diferenças entre o latim arcaico e o clássico eram apenas ortográficas; a pronúncia é considerada essencialmente a mesma do latim clássico. Dentre as diferenças mais comuns, encontram-se:

  • consoante simples no lugar de consoantes duplas; ex.: MARCELVS em vez de Marcellus;
  • vogal dupla indicando vogal longa; ex.: AARA em vez de āra;
  • Q diante de V; ex.: PEQVNIA em vez de pecunia;
  • C no lugar de G; ex.: CAIVS em vez de Gaius.


⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️