Latim para a Universidade/A Língua Latina

From Panglossa Wiki
Jump to navigation Jump to search
⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️

A Língua Latina

O que é o Latim?

O Latim é uma língua clássica pertencente ao ramo itálico das línguas indo-europeias. O latim era originalmente falado na região do Lácio (Latium), a área do baixo Tibre ao redor de Roma. Com a expansão da República Romana, tornou-se a língua dominante na Península Itálica e, posteriormente, em todo o Império Romano. Mesmo após a queda da Roma Ocidental, o latim continuou a ser a língua comum da comunicação internacional, da ciência, dos estudos e da academia na Europa até meados do século XIX, quando passou a ser substituído pelas línguas regionais no uso académico e político comum.

A gramática latina é altamente flexional, com classes de inflexões para caso, número, pessoa, gênero, tempo verbal, modo, voz e aspecto verbal.

Resumo Histórico

No final da República Romana, o latim antigo evoluiu para o latim clássico padronizado. Já nesta época se encontra uma separação entre a língua popular, informal, um registro coloquial com variações de menor prestígio atestadas em inscrições e em algumas obras literárias, e a língua clássica, um registro formal, de caráter oficial, que foi "congelado" e corresponde, basicamente, ao mesmo latim clássico que chegou até nós

O latim tardio é a língua literária que encontramos a partir do século III EC, e os vários dialetos regionais do latim coloquial se desenvolveram entre os séculos VI e IX e se tornaram os ancestrais das línguas românicas modernas.

O latim medieval foi usado em toda a Europa ocidental e católica durante a Idade Média como língua literária e de trabalho desde o século IX até a Renascença, que então desenvolveu uma forma classicizante, chamada latim renascentista. Esta foi a base para o neolatino que evoluiu durante o início do período moderno. Nestes períodos, o latim foi usado de forma produtiva e geralmente ensinado a ser escrito e falado, pelo menos até ao final do século XVII, tornando-se então cada vez mais uma língua usada quase exclusivamente na leitura de textos existentes.

Atualmente, o latim continua sendo a língua oficial da Igreja Católica na Cidade do Vaticano.

Ainda que a língua em si não mude, por ela ter estado em uso constante desde a antiguidade, com o passar do tempo o seu vocabulário vai sendo atualizado, com a criação de termos para expressar ideias, circunstâncias, características ou objetos novos, incluindo tecnologias modernas das mais diversas áreas, como p. ex. "automóvel", "computador", "internet" &c.

Além de dar origem às línguas românicas, o latim influenciou muito outras línguas modernas, como p. ex. o inglês, tendo especialmente contribuído com muitas palavras para o léxico inglês, especialmente após a cristianização dos anglo-saxões e a conquista normanda. As raízes latinas e gregas antigas são muito utilizadas no vocabulário inglês em campos como ciências, medicina e direito.


⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️