Latim para a Universidade/Pronúncia Clássica

From Panglossa Wiki
Jump to navigation Jump to search
⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️


A Pronúncia Clássica do latim reflete a língua utilizada antigamente, no período Clássico de Roma. Também é chamada de Pronúncia Restaurada, uma vez que não nos foi transmitida diretamente, mas sim reconstruída, na época moderna, a partir de estudos comparativos e linguísticos.

Neste sistema de pronúncia, cada letra do alfabeto representa um e apenas um som articulado - vogal ou consoante, partindo do princípio de que o alfabeto latino originalmente era inteiramente fonético, sem ambiguidades.

Por fazer uma distinção metódica entre vogais longas e breves, bem como por não ter vogais nasais nem consoantes fricativas, esta pronúncia lembra um pouco a sonoridade do grego.

Na Pronúncia Clássica ou Restaurada as letras representam os seguintes fonemas:

Letra Pronúncia (IPA)

A a

/a/

B b

/b/

C c

/k/

D d

/d/

E e

/e/

F f

/f/

G g

/g/

H h

/h/

I i

/i/, /j/

K k

/k/

L l

/l/

M m

/m/

N n

/n/

O o

/o/

P p

/p/

Q q

/k/ *

R r

/r/

S s

/s/

T t

/t/

U u / V v

/u/, /w/

X x

/ks/

Y y

/y/, /i/

Z z

/z/, /dz/, /zd/
  • A letra Q é sempre utilizada com a semivogal V, resultando em QV-qu /kw/.


Observe que, originalmente, não havia a distinção, que temos hoje, entre "V" e "U". Não havia a consoante "v", apenas a vogal "u", que podia funcionar como semivogal, sendo pronunciada /w/. A letra maiúsica era angulosa: V, enquanto a minúscula era arredondada: u.

Apenas posteriormente desenvolveu-se a distinção entre a vogal /u/, que passou a ser escrita com a forma arredondada ( U u), e a consoante /v/, que passou a ser representada pela forma angulosa (V v).

Devemos considerar ainda os seguintes grupos de letras:

Letra Pronúncia (IPA)
AE/Æ ae/æ /ae/, /ai/, /aj/

OE/Œ oe/œ

/oe/, /oi/, /oj/

CH ch

/k/, /kh/

PH ph

/p/, /ph/

TH th

/t/, /th/

Apesar de não ser indicada na escrita, a duração das vogais (longas ou breves) é de grande importância no latim, especialmente no Latim Clássico. Apenas a consulta a um dicionário pode ajudar a identificar quais vogais de uma palavra são longas e quais são breves.

A acentuação das palavras é determinada pela duração da penúltima sílaba. Se a penúltima sílaba for breve, a palavra é proparoxítona; se a penúltima sílaba for longa, a palavra é paroxítona.

Ainda de acordo com o princípio da escrita fonética, quando uma consoante é repetida, ambas devem ser pronunciadas - ou seja, p. ex., ILLE é pronunciado /ˈil.le/ e não simplesmente /ˈi.le/.

A seguir, temos algumas palavras latinas, grafadas em letras maiúsculas e minúsculas, acompanhadas de sua pronúncia, de acordo com o sistema Clássico ou Restaurado.


  • CAESAR, CÆSAR, caesar, cæsar /ˈkai.sar/ "César"
  • UNDE, unde /ˈun.de/ "de onde"
  • CENA, cena /ˈkeː.na/ "jantar"
  • VOLUCRIS, volucris /ˈwo.lu.kris/ "pássaro"
  • VIDEO, video /ˈwi.de.oː/ "eu vejo"
  • HAEC, HÆC, haec, hæc /haik/ "esta"
  • PUELLA, puella /pu.ˈel.la/ "menina"
  • SCIENTIA, scientia /skiˈen.ti.a/ "ciência"
  • CAELUM, CÆLUM, caelum, cælum /ˈkai.lum/ "céu"
⬅️ Anterior 🏠
Início
Próximo ➡️